terça-feira, 31 de maio de 2016

NATIVO DIGITAL


View Slideshow Maker
Em 2001, o pensador americano Marc Prensky publicou um artigo intitulado "Digital Natives, Digital Immigrants", em que descrevia pela primeira vez os "nativos digitais". Desde então, o termo entrou para o vocabulário popular como sinônimo de uma geração que já nasceu conectada e tem intimidade com computadores, smartphones, gadgets e a internet.

Os nativos digitais não somente sabem lidar com aparelhos e tecnologias avançadas, eles pensam de maneira diferente: processam informações com mais agilidade, conseguem aprender em hipertexto e em rede, além de serem capazes de fazer muitas coisas ao mesmo tempo.

Uma nova maneira de pensar e aprender deve ser acompanhada por formas renovadas de ensinar. O maior problema da educação atual, segundo o especialista, é que o sistema e os modelos de ensino ainda são voltados para um mundo pré-digital, ao passo que a maioria dos alunos já não é capaz de imaginar a vida sem internet. Como lidar com esse descompasso continua sendo um dos maiores desafios do educador atual.

Leia mais sobre o assunto em:

Visite o blog mundo nativo digital, conheça dicas pedagógicas de como se tornar um professor por dentro desse novo mundo em:

quinta-feira, 26 de maio de 2016

PROINFO


Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo)  É um programa educacional criado pela Portaria nº 522/MEC, de 9 de abril de 1997,  com o objetivo de promover o uso pedagógico da informática na rede pública de  educação básica.
O programa leva às escolas computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais. Em contrapartida, estados, Distrito Federal e municípios devem garantir a estrutura adequada para receber os laboratórios e capacitar os educadores para uso das máquinas e tecnologias.  Veja mais em:
http://portal.mec.gov.br/proinfo/proinfo


e-ProInfo 

e-Proinfo - O Ambiente Colaborativo de Aprendizagem (e-Proinfo) é um ambiente virtual colaborativo de aprendizagem que permite a concepção, administração e desenvolvimento de diversos tipos de ações, como cursos a distância, complemento a cursos presenciais, projetos de pesquisa, projetos colaborativos e diversas outras formas de apoio a distância e ao processo ensino-aprendizagem.

O QUE É TECNOLOGIA EDUCACIONAL ?

                                         

A tecnologia educacional é uma área de estudo que se preocupa com o design de oportunidades de ensino e aprendizagem. É comum associar a área de tecnologia educacional estritamente ao uso de dispositivos mídias na educação, como o livro, o filme ou o computador. Essa perspectiva, mais restrita é usualmente relacionada a informática na educação ou a "...inserção do computador no processo de ensino-aprendizagem de conteúdos curriculares de todos os níveis e modalidades de educação."
 No entanto, os profissionais da área e os interessados em tecnologia educacional estão particularmente conectados às práticas do design instrucional e aos estudos sobre performance, que incluem a seleção de mídias como parte das considerações sobre o ensino e aprendizagem. A definição da Association for Educational Communications and Technology (AECT), tradicional grupo ligado a academia norte-americana define a área como: "A tecnologia educacional é o estudo e prática ética da facilitação do aprendizado e a melhoria da performance através da criação, uso e organização de processos e recursos tecnológicos."
Leia mais sobre o conteúdo em:
https://http://estudocontabilalexandre.pro.br/e-books-criativos/.wikipedia.org/wiki/Tecnologia_educacional

Assista o video  sobre tecnologia em sala de aula:
 
                         

O QUE É NTE ?

NTE-Núcleo de Tecnologia Educacional

NTEs são ambientes computacionais com equipe interdisciplinar de Professores Multiplicadores e técnicos qualificados, para dar formação contínua aos professores e assessorar escolas da rede pública , no uso pedagógico bem como na área técnica (hardware e software).

Público-alvo do NTE 
  
Professores, equipe diretiva, funcionários e comunidade escolar de todas as Escolas da Rede Estadual que possuem Laboratório de Informática.

Principais funções do NTE
  • sensibilizar e motivar as escolas para a incorporação da tecnologia de informação e comunicação no seu Projeto Político Pedagógico;
  • estruturar um sistema de formação continuada de professores no uso das novas tecnologias da informação, visando o máximo de qualidade e eficiência;
  • desenvolver modelos de capacitação que privilegiem a aprendizagem cooperativa e autônoma, possibilitando aos professores de diferentes regiões geográficas do estado e do país a oportunidades de intercomunicação e interação com especialistas, o que deverá gerar uma nova cultura de educação a distância;
  • preparar professores para saberem usar as novas tecnologias da informação e comunicação de forma autônoma e independente, possibilitando a incorporação das novas tecnologias à experiência profissional de cada um, visando a transformação de sua prática pedagógica
  •  acompanhar avaliar in loco o processo instaurado nas escolas.